A recuperação de um AVC pode ser um processo difícil, especialmente quando se trata de reconectar-se socialmente com outras pessoas. No entanto, reiniciar a vida social é uma parte fundamental de qualquer processo de reabilitação. Reconectar-se com outras pessoas é a chave para desfrutar de uma vida normal e existem ótimas maneiras de começar de novo. Então, quais são as melhores maneiras de reacender a sua vida social?

(Artigo retirado da Stroke News – Revista do AVC).

Preparação mental

Uma boa parte de se envolver de novo com pessoas próximas é superar os obstáculos mentais que podem bloquear a sua mente. É natural desenvolver um certo medo de se reconetar com outras pessoas após um evento tão traumático, mas não tem de ser assim. Há coisas que podem ajudá-lo a preparar-se mentalmente para retornar ao grupo social, tais como:

  1. Não viver com medo
    Pode recear que as pessoas o vejam de maneira diferente. Mas não é o caso. As pessoas ficarão felizes por se reconectarem consigo e valorizam a sua presença. Nunca tenha medo de estender a mão a amigos e familiares, pois eles apenas estão à espera de o poder abraçar.
  2. Retirar um fardo emocional
    Pode pensar que contar com amigos e familiares cria tensão nos seus relacionamentos. Ora, passar tempo com os seus entes queridos tem o efeito contrário e muitos dos seus parentes ficarão muito felizes por poder ajudá-lo. Vá com calma com os amigos, vai ver que se vai sentir muito mais confortável ao voltar a encontrá-los.
  3. Sentimentos familiares
    Se estiver preocupado com alguma coisa, comece por ver as pessoas mais próximas de si. Vai sentir-se mais confortável perto da sua cara metade ou dos seus filhos. Quando se sentir mais à vontade, expanda o seu círculo social gradualmente. Assim não se sentirá ultrapassado.

Conhecer o corpo

Uma boa parte de trazer a sua vida social de volta aos carris é saber o que o seu corpo consegue suportar. Permitir que o corpo experimente atividades físicas pode aumentar a sua confiança e levá-lo a apreciar as pequenas coisas da vida. Há coisas que pode fazer para as aproveitar, tais como:

  1. Regresse à intimidade na sua vida de casal
    Criar uma forte conexão na vida de casal é fundamental para uma vida saudável em casa. Uma boa parte consiste em regressar à intimidade do casal. Pode começar devagar e ir avançando à medida que o seu corpo se acostuma uma vez mais a sensações intensas. Ao fazê-lo, o seu relacionamento irá gradualmente voltar aos seus melhores dias.
  2. Peça sempre conselho
    O AVC é um evento que muda a sua vida, por isso pode deixá-lo desconfortável em relação a atividades físicas. Consulte o seu médico para saber o que é seguro fazer. Depois de o saber, pode usufruir de uma ampla gama de atividades com segurança.

Estas dicas ajudam-no a preparar-se física e mentalmente para desfrutar novamente de um relacionamento e ambiente íntimo na sua vida de casal.

Reacenda o seu fogo social hoje!




Formulário de Contacto


Partilhar: