Entre as plantas tracionalmente e comummente utilizadas para facilitar a respiração e combater as afeções respiratórias, em fito e em gemoterapia, destacamos as que compõem o Xarope da Respiração:

Eucalipto: Para o tratamento das inflamações do trato respiratório, brônquios e garganta. Alivia os sintomas de febre e asma. A OMS reconhece o seu uso tradicional para aliviar a febre, os sintomas da asma e a inflamação das vias respiratórias, brônquios ou garganta.
Raiz de Énula: Combate as infeções dos brônquios e dos pulmões (tosse, traqueíte, bronquite, catarro, congestão pulmonar). Estimula a digestão e combate as doenças hepatobiliares (icterícia). Os seus principais componentes são: helenina, frutanos (incluindo inulina), álcoois triterpénicos, esteróis, mucilagem, princípios amargos, saponinas e resinas.
Pulmonária: A “Erva-do-pulmão” contém taninos, mucilagem, ácido salicílico, saponinas, minerais e sílica. Tem propriedades expetorantes e emolientes. É também mucolítica, diaforética e diurética (por a sua ação promover a evacuação de toxinas e a micção). Devido às suas propriedades calmantes e suavizantes, os profissionais de saúde recomendam-na em caso de problemas respiratórios (dor de garganta, tosse aguda e crónica, asma, tuberculose).
Erva-dos-Cantores: O sisymbium officinalis trata a rouquidão e a perda da voz. Os ingredientes ativos incluídos na Erva-dos-Cantores são glucosinolatos, proteínas, hidratos de carbonos, lipídios, cálcio e vitaminas (A e C).
Tanchagem: A tanchagem, ou plantago major, é utilizada nos resfriados, bronquite, tosse e doenças respiratórias e das membranas mucosas. Os ingredientes ativos mais comuns encontrados nas suas folhas são vitaminas dos grupos A, B, C e K, tanino, hidratos de carbonos, mucilagem, pectina, flavonóides, ampigenina, cálcio, fósforo, ferro, enxofre e aucubina.
Gengibre: É utilizado há mais de 5.000 anos pelas suas virtudes terapêuticas. Além da sua ação nos distúrbios digestivos, age igualmente nas infeções, resfriados, tosse, febre e fadiga. O rizoma do gengibre contém oleorresina, composta por shogaol e gingerol, que têm efeitos anti-inflamatórios. Contém também muitos minerais e vitaminas (B1, B2, B3 e C).
Sabugueiro: As bagas de sabugueiro preto são usadas desde a Antiguidade para tratar doenças como febres, irritações orais e infeções respiratórias responsáveis por resfriados, tosses produtivas, sinusite, gripes, etc. Estão repletas de vitaminas A, C e B6 e contêm igualmente uma concentração considerável de ferro, flavonoides, carotenóides, aminoácidos e taninos.
Álamo: O seu extrato gemoterápico tem uma ação fluidificante das secreções brônquicas. As suas propriedades são próximas das do própolis, atuando também em casos de traqueíte crónica e bronquite. Tem igualmente propriedades antioxidantes e antibióticas.
Murta: O óleo essencial de murta é reconhecido pela sua ação expetorante e anti-infeciosa. É frequentemente recomendado em casos de bronquite, sinusite, tosse produtiva e tosse do fumador crónico.




Formulário de Contacto


Partilhar: