1. AS PROTEÍNAS (AMINOÁCIDOS) SÃO OS BLOCOS DE CONSTRUÇÃO DA VIDA:

É a proteína que constrói todo o nosso corpo. E não estamos só a falar de massa muscular. TUDO o que o corpo precisa para se reconstruir requer proteínas ou aminoácidos, que são as moléculas das quais as proteínas são feitas. Tudo quer dizer dos pés à cabeça, por exemplo: cabelo, unhas, hormonas, pele e, claro, músculos.

2. VEGANOS E VEGETARIANOS:

Para os veganos pode às vezes parecer difícil obter proteína suficiente. Existem muitas fontes de proteína vegana, mas se não quiser depender da soja por causa de seus aspetos menos saudáveis, pode ter alguns problemas para cumprir as necessidades diárias de proteína.

3. PERDA DE PESO E TONIFICAÇÃO:

A proteína é sem dúvida o macronutriente mais importante para as pessoas que se preocupam com a sua forma e querem estar mais tonificadas. Quer queira perder alguns quilos ou deixar de se sentir exausto, a proteína é o seu macronutriente preferido.

4. AUMENTA O METABOLISMO:

Não é vegano nem atleta, mas adora comer e a boa comida? Bem, se comer uma boa quantidade de proteínas pode, na verdade, comer um pouco mais sem se preocupar com o peso. A razão é que a proteína estimula o metabolismo, o que significa que o corpo queima mais calorias com a digestão de proteínas do que com gorduras e hidratos de carbono.

5. GRAVIDEZ:

As mulheres grávidas também têm mais necessidade de proteínas, principalmente no último trimestre, quando o bebé cresce muito. Às vezes é difícil comer quantidades mais importantes, especialmente no final da gravidez, porque o bebé coloca muita pressão sobre o estômago. Uma proteína em pó natural e “livre de produtos químicos” é uma excelente maneira de obter alguma proteína.

6. PESSOAS IDOSAS:

À medida que envelhecemos, a massa muscular inevitavelmente diminui. Esse processo começa logo aos 30 anos e perdemos de 3% a 5% por década. Isso é um problema para todos, sobretudo para os nossos avós; se quisermos fazer algo de bom para a sua saúde, devemos dar-lhes algumas saborosas proteínas em pó que os vai ajudar a permanecerem fortes e ativos por mais tempo.

7. CRIANÇAS:

Quais são as refeições favoritas dos miúdos? Massa com molho de tomate? Batatas fritas com ketchup? Chocolate? O que têm todas elas em comum? Exatamente. Zero proteínas, ou pelo menos uma quantidade muito pequena. Devemos pensar que a proteína é superimportante para os mais pequenos, que estão a crescer e a desenvolver-se, construindo novas células e tecidos dia após dia. Adicionar proteína saudável e saborosa à sua bebida matinal é uma maneira perfeita de fornecer alguma proteína, difícil de obter de outro modo.

Que quantidade de proteína devemos comer e quanta obtemos realmente em média:

A quantidade de proteína que cada pessoa deve ingerir depende de suas necessidades e objetivos individuais. Muitos especialistas em fitness recomendam entre 1,2 e 2 g de proteína por kg de peso corporal. Isso significaria para uma pessoa com 80 kg entre 96 g e 160 g de proteína por dia. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabelece como referência a ingestão diária de 0,83 g de proteína por kg de peso corporal, o que daria para a mesma pessoa 66,4 g de proteína por dia.

Não é fácil adquirir esses valores. Verifique durante alguns dias a sua dieta. Está a receber proteínas suficientes? Que quantidade de proteína é fornecida pelas fontes de proteína veganas?

25g – Seitan: a fonte de proteína mais rica (sem soja) para veganos é o Seitan com 25g de proteína por porção de 100g;

14 a 18g – Feijão e Legumes: uma porção de quase todos os tipos de feijão ou leguminosa tem cerca de 14 a 18g de proteína por porção de 100g;

 6g – Nozes: uma porção de nozes mistas (30g) fornece cerca de 6g de proteína.

Que proteína escolher:

Muitos pós de proteína têm uma lista de ingredientes que nunca mais acaba. Procure sempre escolher um produto livre desses ingredientes e sobretudo feito com ingredientes naturais. Os ingredientes para darem sabor, por exemplo, devem ser produtos naturais como o cacau, café, coco, etc.

“A proteína da ervilha é uma excelente fonte de proteína por ser uma proteína completa, o que significa que contém a totalidade dos 9 aminoácidos essenciais.”




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