O Xarope de Seiva Natural é biológico?

21 de Março de 2018

O Xarope de Seiva Natural é produzido a partir de palmeiras que crescem naturalmente ao redor de aldeias e em florestas. 

O Xarope de Seiva Natural é produzido a partir de palmeiras que crescem naturalmente ao redor de aldeias e em florestas. Por conseguinte, essas árvores não crescem em culturas exploradas comercialmente. Os aldeões não utilizam quaisquer fertilizantes ou produtos químicos no processo de recolha ou produção, recorrendo apenas a métodos tradicionais numa dimensão caseira e artesanal.

Além disso, os lavradores que se ocupam da produção do xarope vivem em aldeias remotas, dispersas numa vasta área. As longas distâncias e a quantidade de pequenas quintas envolvidas tornam praticamente impossível a atribuição do certificado bio ao xarope, pois as empresas certificadoras necessitam de áreas de produção claramente definidas e fáceis de supervisionar.

Embora o Xarope de Seiva Natural possa ser considerado biológico, a sua certificação apenas poderia ocorrer se transferíssemos a sua produção para plantações de palmeiras, que é exatamente o que queremos evitar. Por estas razões, queremos manter esta dimensão de produção artesanal essencialmente biológica, justa e sustentável, mas que dificilmente poderá vir a ser certificada bio.